top of page

A Hipótese do Amor | Ali Hazelwood

Bela Calli

A resenha de hoje é uma das leituras escolhidas para o mês de agosto do clube de leitura que participo! Infelizmente não tive tempo de ler no mês anterior, por isso priorizei as leituras do clube. Logo, sai a resenha do segundo livro escolhido também!


"A Hipótese do Amor" é um livro da autora Ali Hazelwood, publicada no Brasil pela editora Arqueiro, em julho de 2022! São 336 páginas de romance contemporâneo e uma deliciosa comédia romântica, com claro, uma pitada de hot!


Sinopse

Quando um namoro de mentira entre cientistas encontra a irresistível força da atração, todas as teorias cuidadosamente calculadas sobre o amor são postas à prova.

Com personagens cativantes e diálogos afiados, este livro engraçado, sexy e inteligente se tornou uma das grandes sensações do TikTok.


Olive Smith, aluna do doutorado em Biologia da Universidade Stanford, acredita na ciência – não em algo incontrolável como o amor.

Depois de sair algumas vezes com Jeremy, ela percebe que sua melhor amiga gosta dele e decide juntá-los. Para mostrar que está feliz com essa escolha, Olive precisa ser convincente: afinal, cientistas exigem provas.

Sem muitas opções, ela resolve inventar um namoro de mentira e, num momento de pânico, beija o primeiro homem que vê pela frente.

O problema é que esse homem é Adam Carlsen, um jovem professor de prestígio – conhecido por levar os alunos às lágrimas. Por isso, Olive fica chocada quando o tirano dos laboratórios concorda em levar adiante a farsa e fingir ser seu namorado.

De repente, seu pequeno experimento parece perigosamente próximo da combustão e aquela pequena possibilidade científica, que era apenas uma hipótese sobre o amor, transforma-se em algo totalmente inesperado.


O que você encontrará?


  • Uma narrativa leve e divertida voltada para o público jovem!

  • Uma comédia romântica que te arrancará boas risadas;

  • O livro se passa no ambiente acadêmico, com protagonistas cientistas!

  • Para quem gosta de tropes literárias, temos um super fofo "grumpy/sunshine" ♥


Aliás, você sabia que pode ler milhares de livros com essas características com apenas uma assinatura?

O que achei de "A Hipótese do Amor"?


A Hipótese do Amor
Foto autoral por Bela Calli

"A Hipótese do Amor" foi um daqueles livros que, honestamente, eu tinha zero expectativas. Não sei bem ao certo o que me causou essa primeira impressão um tanto apática, mas percebi, logo nas primeiras páginas, que eu não poderia estar mais errada.


“Quando me for dada a possibilidade de escolher entre A (uma situação ligeiramente incômoda) e B (um pandemônio de grandes proporções com consequências desastrosas), eu vou acabar, inevitavelmente, optando por B.”


Quando nossa protagonista, Olive, percebe que sua melhor amiga e o cara que ela saiu algumas vezes estão interessados um pelo outro, ela decide incentivá-los a engatar um romance. No entanto, Ahn — a amiga em questão — está crente que Olive ainda tem sentimentos pelo rapaz. Para provar que havia "seguido em frente", a solução que ela encontrou foi fingir um encontro... e beijar o primeiro cara que aparecesse na frente.


O problema é que Olive beijou o infame Dr. Adam Carlsen, conhecido por ser o professor mais babaca e sem coração. E com a dose certa de fofoca, todos ficaram rapidamente sabendo do suposto relacionamento entre Olive e Adam. Por conveniência, onde cada um tem seus próprios motivos, inicia-se um dos fake dating mais deliciosamente divertidos que já li.


Acho que o principal motivo pelo qual esse livro se tornou sucesso entre os jovens, é justamente pela sua narrativa leve e bem divertida. O humor é um elemento muito marcante, seja na própria narração ou na interação dos personagens. Me surpreendi com o fato de que, apesar de haver alguns mal-entendidos na história, eles não tornam o fluxo lento ou arrastado — tudo é perfeitamente dosado, como se tivesse sido realmente feito num tubo de ensaio (rs). Normalmente fico angustiada com plots assim, onde o casal não conversa. Isso não aconteceu em "A Hipótese do Amor" e creio que seja porque, apesar dos desentendimentos, tudo é lidado de forma bem prática.


Um ponto bem legal que acho um diferencial no livro é que, apesar de trazer como tema a ciência e o meio acadêmico, tal como o doutorado, essas são questões retratadas também de forma muito simples. O público-alvo é realmente jovens adultos, por isso que, mesmo abraçando um lado mais científico e envolvendo pesquisas como, por exemplo, "mais agilidade na detecção de câncer de pâncreas" — pesquisa essa que nossa protagonista se dedica ao longo da história —, é tudo feito de maneira descomplicada. A autora torna o ambiente bem divertido e foca mais na relação dos personagens, deixando as questões mais técnicas como pano de fundo para um romance de esquentar o coraçãozinho.


Devo dizer que me apeguei muito aos personagens, especialmente ao Adam que me conquistou com seu mau humor constante. Apesar do jeito ríspido, é nítido que ele controla o temperamento quando se trata de Olive. Na verdade, é quase como se ela fosse o seu calmante natural. Apesar da fama de babaca (que nasceu pelas suas críticas mais que duras aos seus alunos), Adam se mostrou um homem compreensível, até mesmo gentil! É óbvia a preocupação com Olive, especialmente quando faz o possível para agradá-la (mesmo que envolva comprar o latte de abóboras e especiarias que ele detesta, e tomar chá de camomila)


“– … Ele vai querer um chá de camomila. Sem açúcar – completou, alegre.

Imediatamente Olive deu alguns passos para o lado a fim de evitar o estrago caso Adam decidisse jogar uma placa de Petri nela. Ficou surpresa quando ele entregou o cartão de crédito calmamente para o rapaz atrás do balcão. Até que ele não era tão mau quanto todo mundo dizia.

– Eu odeio chá – disse ele. – E camomila.

Olive abriu um sorriso para ele.

– Que pena.

– Engraçadinha.”


Acho importantíssimo acrescentar que a autora trouxe para a trama questões super importantes, como personagens engajados com organizações de apoio às mulheres acadêmicas, e a menção do Título IX — uma lei federal americana que, dentre muitos outros objetivos, visa proteger os acadêmicos contra agressão e assédio em instituições. Nesse sentido, foi muito bem posicionado, considerando que a história traz também uma situação de assédio. Inclusive, essa cena trouxe um amargo na boca.


Foi realmente revoltante a atitude em questão. Senti tanta raiva, ódio, indignação, repulsa. Mas infelizmente, muitas mulheres encontram cenários parecidos quando são inseridas em ambientes onde há prevalência de homens. É por isso que, na minha visão, a autora retratar dessa forma e trazer consequências reais e palpáveis para o desfecho é tão importante. E certamente tal postura influenciou positivamente na minha visão do livro!


“Na comparação com diferentes tipos e modelos de móveis, o colo de Adam Carlsen está no quinto percentil dos mais confortáveis, aconchegantes e agradáveis.”


E se eu havia me surpreendido com o espaço absurdo que esse livro alugou na minha cabeça, nada poderia me preparar para o hot desse livro! É uma cena bem intensa e, diga-se de passagem, explícita. Um verdadeiro hot de respeito! Quem diria que um livro de capa fofa esconderia tamanha intimidade e química? Eu fiquei realmente sem palavras.


Enfim, “A Hipótese do Amor” foi realmente um livro marcante, daqueles que dificilmente esquecerei e provavelmente recomendarei quando surgir a oportunidade. Me empolguei tanto durante a leitura, que sinto ter terminado rápido demais. Dei boas gargalhadas e me diverti bastante ao longo dessa história. Com certeza, perfeito.



Se interessou pelo livro?



Inclusive, você pode ler um pouco e conhecer o início da obra através da amostra grátis disponibilizada no próprio site da Amazon! Legal, né?


Gostou do post?


Então, compartilha com seus amigos que adoram um romance deliciosamente divertido!

E dê uma olhada nas demais resenhas de romance que selecionamos para você! ♥


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Oi, bem-vindos ao meu blog ♥

Quero te apresentar histórias incríveis e expor um pouco sobre meus surtos literários, então se gosta do universo dos livros, esse é seu lugar.

Os meus gêneros preferidos são: romance, fantasia e  suspense, mas você encontrará de tudo um pouco por aqui ...

E se tiver uma sugestão, saiba que ficarei muito feliz em ouvi-la! ♥

Sobre Bela Calli
Bela Calli
  • Amazon
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • TikTok

Posts mais recentes

Emory: Alvorecer I. C. Capriolli

Gêneros

Tags Populares

Resenhas de Publicidade

Instagram

♥ Ajude o blog ♥

Se você gosta do meu trabalho e quer me ajudar de alguma forma, ficarei muito, muito grata! ♥

QR CODE DOAÇÃO

Você pode doar qualquer valor, ou contribuir com a compra dos livros...

E até comprando através do meu link!

Blog afiliado da Amazon
Blog afiliado da Shopee
Divulgue seu livro aqui
Cupom de desconto para livros
I. C. CAPRIOLLI obras literárias
Livros divulgados com publicidade paga
Blog Bela Calli

Graduanda em Letras de Língua Portuguesa e Inglesa, escritora, revisora e leitora assídua, criei meu Instagram Literário em fevereiro de 2022 para compartilhar meus surtos e experiências literárias. Decidida a trabalhar com o que mais gosta, criei também este blog para profissionalizar ainda mais as resenhas e trazer visibilidade para a literatura nacional! ♥

BLOG

PARA O AUTOR

PARA O LEITOR

Bela Calli © 2022

bottom of page