top of page

Resenha | A Casa Torta

Bela Calli

Essa é mais uma leitura do nosso bookclub (pode clicar aqui para ser direcionado à pagina do instagram), e o livro da vez é um clássico da Agatha Christie, considerado por ela um dos seus melhores livros.


Autora Agatha Christine
Reprodução | Wikipédia

Se você não conhece a autora, tudo bem! Usarei informações do site Ebiografia para dar uma leve pincelada. Agatha Christie (1890-1976) foi a maior escritora policial de todos os tempos, com 93 livros e 17 peças teatrais! Seu nome está envolto em algumas polêmicas, mas não entrarei nessa pauta aqui. Seus livros mais famosos são: "Assassinato no Expresso do Oriente"; "O Assassinato de Roger Ackroyd"; "E não sobrou nenhum"; O Misterioso Caso de Styles"; e o livro que trouxe hoje: "A Casa Torta".


Então, se pouco sabe sobre Agatha, talvez esteja se perguntando sobre o livro.


"A Casa Torta" é um romance policial publicado originalmente em março de 1949! No Brasil, destaco a edição pokect, publicada em 2011 pela L&PM.


A sinopse é direta quanto à premissa:

Nos arredores de Londres há uma mansão com uma inusitada característica - ela é torta. É ali que o milionário octogenário Aristide Leonides mora com a esposa, cinquenta anos mais jovem, além de filhos, noras, netos e uma cunhada, irmã da primeira mulher. Quando a polícia descobre que o patriarca foi envenenado, todos os habitantes da casa se tornam suspeitos, e a discórdia passa a imperar entre os membros da família - sobretudo, olhares desconfiados recaem sobre a jovem viúva. A neta mais velha de Aristide, Sophia, junta-se ao namorado para tentar chegar ao fundo do mistério sobre a morte do avô.

 


Livro "A Casa Torta" da Agatha Christine
Foto autoral por Bela Calli

Tá, e o que eu achei?



Comecei a leitura despretensiosamente, sem saber o que esperar. Foi também minha primeira leitura de Agatha Christie. No começo, me encontrei no direito de permanecer neutra, sem julgar ninguém pelas aparências.


Quem está familiarizado com o gênero policial, sabe que, em casos onde todas as evidências apontam para um personagem, 98% das vezes ele não é o assassino. Então, quis conhecer mais os personagens, compreender suas mentes e possíveis motivos. O problema é que... não encontrei nenhum.


A meu ver, nenhum membro da família Leonides tinha motivos o suficiente para matar o velho Aristide. E ao passo que conhecia mais os personagens — que são um tanto caricatos —, não construí uma afinidade verdadeira com nenhum deles, tampouco com o narrador-personagem, Charles, que adentrou na “casa torta” a fim de ajudar na investigação e se casar com Sofia, neta do falecido e possível suspeita (ainda que Charles se negue a considerá-la). Claro, alguns pareciam suspeitos a princípio, mas nada que me gritasse um alerta. Parecia uma família "comum", com seus defeitos e particularidades.


Acrescento também que a narrativa é longa. Não no sentido físico, considerando que são 181 páginas, mas na forma lenta que se dá os acontecimentos. A história se passa praticamente inteira na casa, com personagens excêntricos e quase nenhuma reviravolta. Creio que a intenção foi passar — pois, passou, de fato — uma sensação de claustrofobia. Um deles era o assassino e, ainda assim, tinham de ficar sob mesmo teto com alguém sem escrúpulos o suficiente para matar um velho de quase noventa anos.


Nos 30% finais, o livro ganhou um novo ritmo que eu gostei. O desfecho se encaminhava e, consequentemente, a revelação do assassino. Nesse ponto, eu já tinha minhas suspeitas em um personagem específico, mas nunca imaginei que erraria tão feio. O final me trouxe um borbulhão de emoções diferentes. Surpresa, incredulidade e, principalmente, um amargo gosto de impunidade.


Apesar de tudo, posso compreender porque "A Casa Torta" é tão aclamado. Costumo acertar nos meus palpites, mas não esperava que o assassino estivesse bem debaixo do meu nariz, tão óbvio. O livro conta com poucas reviravoltas, mas o plotwist final me surpreendeu imensa e positivamente. Gosto da sensação que o inesperado traz... ainda que não goste muito de errar no palpite. É certamente uma deliciosa controvérsia.

 

Se interessou por "A Casa Torta"?

Comprar "A Casa Torta" da Agatha Christie


E não esquece de deixar um coraçãozinho no post para me ajudar!

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Oi, bem-vindos ao meu blog ♥

Quero te apresentar histórias incríveis e expor um pouco sobre meus surtos literários, então se gosta do universo dos livros, esse é seu lugar.

Os meus gêneros preferidos são: romance, fantasia e  suspense, mas você encontrará de tudo um pouco por aqui ...

E se tiver uma sugestão, saiba que ficarei muito feliz em ouvi-la! ♥

Sobre Bela Calli
Bela Calli
  • Amazon
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • TikTok

Posts mais recentes

Emory: Alvorecer I. C. Capriolli

Gêneros

Tags Populares

Resenhas de Publicidade

Instagram

♥ Ajude o blog ♥

Se você gosta do meu trabalho e quer me ajudar de alguma forma, ficarei muito, muito grata! ♥

QR CODE DOAÇÃO

Você pode doar qualquer valor, ou contribuir com a compra dos livros...

E até comprando através do meu link!

Blog afiliado da Amazon
Blog afiliado da Shopee
Divulgue seu livro aqui
Cupom de desconto para livros
I. C. CAPRIOLLI obras literárias
Livros divulgados com publicidade paga
Blog Bela Calli

Graduanda em Letras de Língua Portuguesa e Inglesa, escritora, revisora e leitora assídua, criei meu Instagram Literário em fevereiro de 2022 para compartilhar meus surtos e experiências literárias. Decidida a trabalhar com o que mais gosta, criei também este blog para profissionalizar ainda mais as resenhas e trazer visibilidade para a literatura nacional! ♥

BLOG

PARA O AUTOR

PARA O LEITOR

Bela Calli © 2022

bottom of page