Resenha | A Garota do Lago
Olá, meus amigos! Como estão? Espero que bem.
A primeira resenha de abril (e também a primeira leitura desse novo mês) é o famoso livro de Charlie Donlea, "A Garota do Lago".
Eu já havia comprado o livro antes de ser escolhido pelo Book Club, então foi uma surpresa quando os membros votaram e a maioria o escolheu. Retirei da estante e finalizei bem depressa. Se está curioso(a) com minhas impressões, é só continuar lendo!
Mas, antes de começar... falarei um pouco sobre a edição que está em minhas mãos:
![Sinopse A Garota do Lago](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_593754df8bf44d5e8606e64c87f4a6cb~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a2b207_593754df8bf44d5e8606e64c87f4a6cb~mv2.png)
"A Garota do Lago" é um livro de ficção e mistério, escrito por Charlie Donlea. No Brasil, a edição publicado pela Faro Editorial em 2017 possui 296 páginas. Lembrando que a Idade de Leitura é +16 e contêm cenas e descrições que podem não ser recomendadas para pessoas sensíveis. Então, lembre-se: esse livro pode dar gatilho!
Enfim, preparados para a resenha? Então, vamos lá:
O que escondia Becca Eckersley?
![Livro "A Garota do Lago" de Charlie Donlea](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_5cccbdae8b7644289bae49dc56389007~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1307,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a2b207_5cccbdae8b7644289bae49dc56389007~mv2.jpg)
"Descobrir um segredo jamais é a chave. Descobrir por que um segredo é um segredo, é o que leva a algum lugar."
Comecei a leitura despretensiosamente, sem saber o que esperar... exceto que uma garota foi morta numa cidadezinha nas montanhas e que o assassino era definitivamente alguém que a conhecia. Isso ficou muito claro nas primeiras páginas do livro, que começa justamente na ocasião da morte de Becca Eckersley.
O livro alterna entre o passado, onde refazemos gradualmente os passos de Becca, e os fatos seguintes à misteriosa morte da estudante de direito, nesse último, acompanhando a investigação da jornalista Kelsey Castle para a revista Events. Na minha opinião, essa estratégia foi fantástica! O autor faz a transição com maestria, seguindo um ritmo preciso entre o decorrer dos quatorze meses antes da morte até a solução do caso.
E assim como Kelsey, o leitor também se conecta com o caso e deseja descobrir as circunstâncias da morte, o motivo de tanto mistério e principalmente quem é o assassino. Por acompanhar a trajetória de Becca simultaneamente, nós descobrimos primeiro as pistas, mas ficamos igualmente impactados ao encaixar todos os eventos que levaram àquela trágica noite que abalou toda Summit Lake.
![Summit Lake - A Garota do Lago](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_db2a9e9a87ee4765b8d78e29aeda8ed0~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_466,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a2b207_db2a9e9a87ee4765b8d78e29aeda8ed0~mv2.jpg)
Não revelarei demais, afinal, essa resenha não contém spoilers, mas... particularmente, eu já imaginava quem seria o assassino. Talvez por ler romances policiais demais, ou simplesmente porque um dos meus vícios é acompanhar canais no YouTube que abordam casos criminais. A experiência acumulada de tais vídeos me fez desconfiada (até um tanto paranoica) acerca das pessoas ao meu redor. Exatamente como eu previa: o mesmo motivo e o mesmo assassino.
Mas, isso não quer dizer que eu me decepcionei, pois, apesar de acertar no final, o livro te faz desconfiar de tudo e todos! A cidade parece estranha, as pessoas e até a própria Becca tem sua parcela de estranheza! Não culparei a vítima, jamais! As circunstâncias da sua morte foram tristes (profundamente tristes!) e não há como não se impactar com as revelações do final. No entanto, assim como constatado por alguns outros personagens ao redor, Becca tinha segredos e alguns deles não fica exatamente claro quanto a intenção dela. Talvez isso seja um elemento que Charlie Donlea deixou propositalmente subjetivo para contrastar com o caso bem costurado.
Quanto as cenas polêmicas que geram gatilho, eu esperava algo mais explícito e fiquei feliz de não ter sido da forma como imaginei... caso contrário, seria impossível continuar a leitura e escrever uma resenha que buscasse pontos positivos na obra. Nenhuma cena de (perdão o breve spoiler, mas é para fins de conscientização) estupr* deveria ser normalizada ou utilizada de maneira irresponsável. Isso não é tolerável, ok? Tampouco, deveriam culpar a vítima — mesmo sendo uma personagem de ficção.
Mas, em "A Garota do Lago", essa cena não poderia ser descartada. Por quê? Bem, você terá de ler, afinal, o momento de spoiler termina por aqui. O fato é que o autor descreveu da forma que pôde, na medida que acreditou ser melhor. Na minha opinião? Talvez fosse melhor deixar subjetivo, considerando que os fatos foram ditos pelos personagens ao longo da narrativa. Passar pano? Aqui não.
Enfim, não nego que eu sou uma pessoa ansiosa e, diga-se de passagem, uma leitora afobada. Fui até às três da manhã para terminar o livro, simplesmente porque não conseguia deixar para depois!... Eu precisava ver a conclusão daquilo tudo e, quando chegou ao final... ah, meus caros amigos... que final! Sei que ele divide opiniões (alguns não se surpreenderam com o plot twist), mas, para mim, o mais surpreendente não foi a identidade do assassino e seu motivo, isso foi meio óbvio..., mas o destino de outros personagens inocentes! Fiquei triste? Demais! O final foi desconsolador para mim. Ao menos, Kelsey fez a coisa certa e trouxe uma conclusão para todas as situações retratadas na obra.
Bem, apesar de ter aumentado o ritmo da narrativa e deixado a conclusão um pouco mais corrida do que o necessário, acredito que fiquei satisfeita com o final que Charlie Donlea trouxe para "A Garota do Lago". De fato, "[...] não importando quão complexo fossem, todos os mistérios podiam ser traçados de volta até sua origem".
Agora, Becca pode descansar em paz.
Você sabia que "A Garota do Lago" é super baratinho???
Aqui, gostaria de fazer um comentário a respeito da edição. Não sei exatamente qual é o número da minha reimpressão (já que não consta no livro, apenas que foi impresso em 2021), mas tive um pequeno contratempo com ela. Basicamente, o recorte do livro não estava linear.
![](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_9af15f736dd84a7591be0819e299489f~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_797,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/a2b207_9af15f736dd84a7591be0819e299489f~mv2.jpg)
Sim, eu sei... não é um erro grave, tampouco algo que prejudicaria a leitura, por isso não fiz alarde ou pedi para trocar o livro. No entanto, descobri que outras pessoas também tiveram problemas com suas edições, e muito piores, como manchas, páginas faltando!... Outras pessoas reclamaram do papel, mas, honestamente, até que gostei do material mais grossinho... já que realizei meu sonho de grifar o livro com marca-texto (normalmente tenho muita dó para fazer isso rs) e foi bem satisfatório.
Mas, não deixe de comprar o livro por causa disso, sério. A narrativa é interessante, o preço é muito bom (até R$10,00 na Amazon) e se vier com algum probleminha, você pode entrar em contato com a Amazon para realizar a troca, ou com a própria editora! Acho que vale a pena, e você?
E se você gosta de livros de mistério, suspense e policial, olha só:
Essa é sua chance de aumentar a coleção com esse descontinho especial ♥
Gostou da resenha?
Deixa um coraçãozinho para ajudar meu trabalho ♥
Comments