O Feiticeiro Mestiço | R. Dinelli Jr
A resenha da vez foi possível graças ao autor que me procurou e perguntou se eu gostaria de fazer parte do seu time de parceiros. O motivo pelo qual aceitei, foi porque seu desejo de publicar esse livro é a realização de um sonho e não almeja fins lucrativos. A ideia de Dinelli me encantou, por isso decidi me inscrever e, felizmente, fui uma das escolhidas! Por isso, quero agradecer desde já. O autor se tornou uma pessoa muito querida, e foi uma honra conhecê-lo.
Mas, vamos falar sobre o livro?
"O Feiticeiro Mestiço" é um livro do autor R. Dinelli Jr, publicado em julho de 2022 pela editora Flyve. Suas 228 páginas de fantasia, ação e aventura são um prato cheio para seu público infanto-juvenil, cuja idade de leitura está para crianças acima de 12 anos.
![Livro O Feiticeiro Mestiço](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_be4d699c8f0a48c7a15736a667a5e7ae~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a2b207_be4d699c8f0a48c7a15736a667a5e7ae~mv2.jpg)
Sinopse
O livro conta a história de Aron, um meio-elfo feiticeiro em um mundo onde a relação entre humanos e elfos não geram descendentes. Após ser rejeitado pelos elfos, passou anos ocultando sua identidade e morando numa pequena vila com medo de descobrirem seu segredo.
Ele se vê envolvido numa conspiração envolvendo sua origem e um artefato poderoso que poderá decidir o futuro da região — e talvez de todo o reino. Ao mesmo tempo, seu pequeno mundo desaba quando seu segredo é revelado.
Junto com mais três companheiros — um meio-gigante, um goblin e uma felline —, Aron parte numa jornada para encontrar seu verdadeiro lugar no mundo e salvar a região de Ustait.
Durante a jornada, atravessarão montanhas, tempestades, neve, cavernas, cidades e florestas. Além de desconfiança e perseguição, enfrentarão assassinos, feiticeiros, animais selvagens e criaturas fantásticas.
O que você encontrará?
![](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_a8cf3aa64ed34ab0aa2b3fb7e80a7892~mv2.png/v1/fill/w_980,h_529,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a2b207_a8cf3aa64ed34ab0aa2b3fb7e80a7892~mv2.png)
O que eu achei de "O Feiticeiro Mestiço"?
“O Feiticeiro Mestiço” é um livro infanto-juvenil de aventura que traz, em pouco mais de duzentas páginas, a história de quatro personagens essencialmente diferentes que partem para uma jornada a fim de destruir um medalhão antigo e salvar o reino.
O livro começa mostrando um pouco sobre cada um dos personagens. Karl, o meio-gigante, é o primeiro a ser apresentado. Apesar de seu jeito bronco, ele se mostra uma pessoa justa desde o princípio.
Aliás, ele é um dos meus personagens preferidos, junto de Pigorn, o próximo personagem que conheceremos.
Acredito que Pigorn, com sua personalidade curiosa e seu interesse por construir coisas, seja um dos únicos goblins que tenha me conquistado. Em geral, goblins são monstros um tanto fracos e, como o próprio personagem diz, “um povo burro”, além de serem famosos por seus métodos baixos — é por isso que Pigorn se apresenta como um gnomo e se disfarça com loções e perfumes, pois, dessa forma, ele pode viver entre os humanos.
Na sequência, somos apresentados a Cathy, uma gatuna felline que faz alguns trabalhos para a guilda de ladrões, mas claramente tem um coração de ouro! O que me chamou atenção é sua preocupação pelas crianças órfãs de outras espécies.
E por fim, conhecemos o nosso protagonista Aron, um meio-elfo que passou por diversas dificuldades ao longo de sua vida. Apesar de esconder sua origem e as orelhas pontudas com um gorro, é nítido o quanto ele se preocupa com o povo que o viu crescer, sempre solícito e gentil.
Realmente, com personagens tão incríveis, é difícil escolher um favorito. Especialmente quando o grupo está reunido e você percebe que eles se completam!
"Mas que grupo incomum temos aqui: um meio-elfo, uma felline, um meio-gigante, e eu, um goblin. Adorei! Será uma aventura e tanto!"
É muito interessante ver como o autor conecta esses pontos de vistas que aparentemente não têm relação alguma. Eu adoro essa estratégia e aqui ela foi bem sutil. Eventualmente, você compreende o porquê daquelas cenas, afinal, o livro não tem rodeios.
E nesse ponto, gostaria de ressaltar que todas as cenas são importantes, pois o livro é bem objetivo. Você encontrará boas descrições sobre objetos, cenários e cenas, ótimas para instigar a imaginação do seu público jovem. Além disso, sua narrativa busca a leveza e simplicidade na medida certa para prender a atenção do leitor.
Se você está acostumado com livros mais longos e rebuscados, com a morosidade natural encontrada em grandes clássicos de aventuras, talvez estranhe um pouco o ritmo rápido de “O Feiticeiro Mestiço”, pois como eu disse, é bem objetivo. Mas, na minha opinião, essa característica se faz ideal pelo seu público (o livro está com classificatória para acima de 12 anos).
"A mente do homem é a fonte de todo o seu poder."
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, isso não impede que adultos se divirtam com a história! Sua narrativa é bem divertida e fluída, os personagens são cativantes e a história tem profundidade, contando com um plot twist muito interessante e uma batalha épica no final. Também há cenas um pouco mais “violentas”, mas é nítido o esforço do autor em dosar as descrições e detalhes gráficos, mantendo somente o necessário para a compreensão natural da história.
Durante a leitura, pude notar também o cuidado do autor em introduzir elementos muito presentes em RPGs e fantasias com aventura. E isso achei muito interessante, pois torna o livro uma porta de entrada para os novos leitores. Além disso, a história tem uma forte mensagem de amizade e valores importantíssimos para a formação do senso crítico.
"O que importa são suas atitudes, e não a sua raça."
De qualquer forma, acredito que "O Feiticeiro Mestiço" é perfeito para quem está procurando por uma leitura leve e divertida, algo para se ler depois de um dia exaustivo. Se há uma palavra perfeita para descrever esse livro, é "diversão". Tenho certeza que o autor também se entreteve muito durante a criação desse universo, e isso certamente se exprimiu através de suas palavras.
Para mim, essa história veio no momento certo, já que estava quase numa ressaca literária. Realmente, foi uma leitura maravilhosa e me sinto muito feliz por participar do projeto.
Comments