Resenha | IT - A Coisa
A resenha da vez é o famoso e amado calhamaço de Stephen King! ♥
Mas, antes de tudo... que tal conhecer um pouco da edição que esteve em minhas mãos?
![Sipnse do livro "IT - A Coisa" de Stephen King: Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha chamada Derry, um grupo de sete amigos começa a ver coisas estranhas. Um conta que viu um palhaço, outro que viu uma múmia. Finalmente, acabam descobrindo que estavam todos vendo a mesma coisa: um ser sobrenatural e maligno que pode assumir várias formas. É assim que Bill, Beverly, Eddie, Ben, Richie, Mike e Stan enfrentam a Coisa pela primeira vez. Quase trinta anos depois, o grupo volta a se encontrar. Mike, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal ― uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. É preciso unir forças novamente. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Só eles podem vencer a Coisa. Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha chamada Derry, um grupo de sete amigos começa a ver coisas estranhas. Um conta que viu um palhaço, outro que viu uma múmia. Finalmente, acabam descobrindo que estavam todos vendo a mesma coisa: um ser sobrenatural e maligno que pode assumir várias formas. É assim que Bill, Beverly, Eddie, Ben, Richie, Mike e Stan enfrentam a Coisa pela primeira vez. Quase trinta anos depois, o grupo volta a se encontrar. Mike, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal ― uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. É preciso unir forças novamente. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Só eles podem vencer a Coisa. Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha chamada Derry, um grupo de sete amigos começa a ver coisas estranhas. Um conta que viu um palhaço, outro que viu uma múmia. Finalmente, acabam descobrindo que estavam todos vendo a mesma coisa: um ser sobrenatural e maligno que pode assumir várias formas. É assim que Bill, Beverly, Eddie, Ben, Richie, Mike e Stan enfrentam a Coisa pela primeira vez. Quase trinta anos depois, o grupo volta a se encontrar. Mike, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal ― uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. É preciso unir forças novamente. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Só eles podem vencer a Coisa.](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_08b7974cc65f44948e9790007903f518~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a2b207_08b7974cc65f44948e9790007903f518~mv2.png)
O livro "IT - A Coisa" do autor Stephen King foi publicado no Brasil pela editora Suma em 2014 e conta com 1104 páginas de uma história fascinante de ficção e terror!
Dessa vez, por ser um livro muito grande, tomei cuidado extra ao escrever a resenha, de forma que não haja nenhum spoiler que prejudique sua leitura e a experiência com o livro.
Por isso, pode ler sossegado!
E se você já leu e espera algum comentário sobre as cenas polêmicas, eu preferi não comentar sobre elas aqui. Futuramente farei uma resenha com spoilers e comentários mais específicos sobre a obra. Acompanhe o blog e o Instagram para ser avisado, tudo bem?
Então, sem mais delongas, vamos para a tão esperada resenha:
"Os humanos são piores que os monstros..."
![Foto do livro IT - A Coisa de Stephen King, editora Suma](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_f8607383d85a43f687a71a17b0b31713~mv2.jpeg/v1/fill/w_865,h_865,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/a2b207_f8607383d85a43f687a71a17b0b31713~mv2.jpeg)
"Crianças, a ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade desta ficção é bem simples: a magia existe." — Stephen King.
É verdade, a magia existe. Em It, acompanhamos uma cidadezinha no Maine que está sempre repleta de acontecimentos macabros e trágicos ao longo da sua história. É muito mais que um palhaço assassino devorador de criancinhas, nós acompanhamos o limite da mente humana e principalmente a sua força.
O título da resenha é, basicamente, um pensamento que estava presente na maior parte da leitura. Derry é uma cidade que, descrita inclusive algumas vezes por alguns personagens, "É um lugar ruim; um esgoto". As cenas que mais me chocaram não era sobre a Coisa, mas o quê os humanos eram capazes. As pessoas pareciam predispostas à loucura; à maldade; e pior: à apatia. Estranhamente omissas.
Mas, em meio essa mistura desumana de preconceitos e barbáries, acompanhamos sete crianças que descobrem o poder da amizade e da imaginação. Amigos que enfrentam suas próprias dificuldades e encontram, um nos outros, poder para transformar a realidade, força para superar os desafios.
Crianças que acompanhamos de pertinho, brincando, sofrendo, gargalhando. Seus trocadilhos, suas provocações, suas ideias infantis mirabolantes. E seus medos... principalmente seus medos.
O livro é extenso e, por vezes, cansativo. Ele é intenso, envolvente, pesado. Algumas cenas são simplesmente indigestas. É arrastado, mas muito bem escrito, detalhado. Você entra no livro, se coloca no lugar, sente as emoções e se apega aos personagens. É como se você fosse mais que um telespectador... fosse parte do "clube dos Otários".
![Elenco do filme It - A Coisa, Clube dos Otários](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_8678acd47bbf45ab85969ddd470e9173~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a2b207_8678acd47bbf45ab85969ddd470e9173~mv2.jpg)
Foi o que senti... que voltei à infância.
E acredito que o livro seja exatamente sobre isso, sobre a infância.
A transição entre a imaginação fértil e a dura perspectiva da vida adulta que nos força, muitas vezes, a matar a criança interior. Como nós eventualmente nos esquecemos dos dias felizes e inocentes, só porque o tempo passa e a idade chega. Como esse processo tão natural pode ser tão triste e assustador.
Querendo ou não, o tempo passa e as coisas mudam. E esse contraste entre nostalgia e tristeza é tão forte, que você eventualmente pensa nas coisas que também esqueceu, nas mudanças ao seu redor que talvez nem tenha percebido.
Sim, o tempo passa, nós crescemos.
Mas, sempre carregamos esses momentos em nós. Porque essas crianças "não são necessariamente a melhor parte de você, mas já foram o depósito de tudo que você poderia se tornar."
E aí, gostou da resenha de It - A Coisa, do autor Stephen King?
Bem, essa foi minha resenha. Um tanto reflexiva, diga-se de passagem, porém sincera.
Não esperava mais da metade dos acontecimentos do livro, especialmente por ver o filme de 2017 primeiro. A leitura é bem mais profunda e subjetiva do que as cenas em tela, mas isso não é despeito com o esforço do diretor e sua equipe, mas, sim, mérito do Stephen King que tanto enriqueceu sua obra!
Esse foi também o meu primeiro livro do autor e, honestamente, estou curiosa para ler mais de suas obras e me aventurar nas suas palavras tão bem escritas e imersivas.
Comente qual deve ser o próximo livro do Stephen King que devo ler
Gostaria de ver suas indicações!
Aliás, você sabia que quem me acompanha tem desconto na loja da Café e Leitura?
Se você é fã das obras do King, clique no banner abaixo e aproveite 10% de desconto nesse e outros livros do autor! Não esquece de colocar o meu cupom quando for finalizar a compra, tá?
Compartilha essa resenha com os fãs do Stephen King
Se possível, deixa um coraçãozinho no post também para me ajudar! ♥
Tenho certeza que irá gostar.
Comments