top of page

Resenha | IT - A Coisa

Bela Calli

A resenha da vez é o famoso e amado calhamaço de Stephen King! ♥


Mas, antes de tudo... que tal conhecer um pouco da edição que esteve em minhas mãos?


Sipnse do livro "IT - A Coisa" de Stephen King: Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha chamada Derry, um grupo de sete amigos começa a ver coisas estranhas. Um conta que viu um palhaço, outro que viu uma múmia. Finalmente, acabam descobrindo que estavam todos vendo a mesma coisa: um ser sobrenatural e maligno que pode assumir várias formas. É assim que Bill, Beverly, Eddie, Ben, Richie, Mike e Stan enfrentam a Coisa pela primeira vez.  Quase trinta anos depois, o grupo volta a se encontrar. Mike, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal ― uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. É preciso unir forças novamente. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Só eles podem vencer a Coisa. Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha chamada Derry, um grupo de sete amigos começa a ver coisas estranhas. Um conta que viu um palhaço, outro que viu uma múmia. Finalmente, acabam descobrindo que estavam todos vendo a mesma coisa: um ser sobrenatural e maligno que pode assumir várias formas. É assim que Bill, Beverly, Eddie, Ben, Richie, Mike e Stan enfrentam a Coisa pela primeira vez.  Quase trinta anos depois, o grupo volta a se encontrar. Mike, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal ― uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. É preciso unir forças novamente. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Só eles podem vencer a Coisa. Durante as férias de 1958, em uma pacata cidadezinha chamada Derry, um grupo de sete amigos começa a ver coisas estranhas. Um conta que viu um palhaço, outro que viu uma múmia. Finalmente, acabam descobrindo que estavam todos vendo a mesma coisa: um ser sobrenatural e maligno que pode assumir várias formas. É assim que Bill, Beverly, Eddie, Ben, Richie, Mike e Stan enfrentam a Coisa pela primeira vez.  Quase trinta anos depois, o grupo volta a se encontrar. Mike, o único que permaneceu em Derry, dá o sinal ― uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. É preciso unir forças novamente. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Só eles podem vencer a Coisa.
Arte autoral | Sinopse retirada da Amazon
O livro "IT - A Coisa" do autor Stephen King foi publicado no Brasil pela editora Suma em 2014 e conta com 1104 páginas de uma história fascinante de ficção e terror!

Dessa vez, por ser um livro muito grande, tomei cuidado extra ao escrever a resenha, de forma que não haja nenhum spoiler que prejudique sua leitura e a experiência com o livro.

Por isso, pode ler sossegado!


E se você já leu e espera algum comentário sobre as cenas polêmicas, eu preferi não comentar sobre elas aqui. Futuramente farei uma resenha com spoilers e comentários mais específicos sobre a obra. Acompanhe o blog e o Instagram para ser avisado, tudo bem?


Então, sem mais delongas, vamos para a tão esperada resenha:

 

"Os humanos são piores que os monstros..."


Foto do livro IT - A Coisa de Stephen King, editora Suma
Foto autoral por Bela Calli

"Crianças, a ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade desta ficção é bem simples: a magia existe." — Stephen King.


É verdade, a magia existe. Em It, acompanhamos uma cidadezinha no Maine que está sempre repleta de acontecimentos macabros e trágicos ao longo da sua história. É muito mais que um palhaço assassino devorador de criancinhas, nós acompanhamos o limite da mente humana e principalmente a sua força.


O título da resenha é, basicamente, um pensamento que estava presente na maior parte da leitura. Derry é uma cidade que, descrita inclusive algumas vezes por alguns personagens, "É um lugar ruim; um esgoto". As cenas que mais me chocaram não era sobre a Coisa, mas o quê os humanos eram capazes. As pessoas pareciam predispostas à loucura; à maldade; e pior: à apatia. Estranhamente omissas.


Set de filmagem do filme "IT - A Coisa" do livro de Stephen King
Set de filmagem do filme "IT - A Coisa" de 2017 | Reprodução "Trilha do Medo"

Mas, em meio essa mistura desumana de preconceitos e barbáries, acompanhamos sete crianças que descobrem o poder da amizade e da imaginação. Amigos que enfrentam suas próprias dificuldades e encontram, um nos outros, poder para transformar a realidade, força para superar os desafios.

Crianças que acompanhamos de pertinho, brincando, sofrendo, gargalhando. Seus trocadilhos, suas provocações, suas ideias infantis mirabolantes. E seus medos... principalmente seus medos.


O livro é extenso e, por vezes, cansativo. Ele é intenso, envolvente, pesado. Algumas cenas são simplesmente indigestas. É arrastado, mas muito bem escrito, detalhado. Você entra no livro, se coloca no lugar, sente as emoções e se apega aos personagens. É como se você fosse mais que um telespectador... fosse parte do "clube dos Otários".


Elenco do filme It - A Coisa, Clube dos Otários
Clube dos Otários (Elenco do filme It - A Coisa de 2017) | Reprodução Internet

Foi o que senti... que voltei à infância.

E acredito que o livro seja exatamente sobre isso, sobre a infância.

A transição entre a imaginação fértil e a dura perspectiva da vida adulta que nos força, muitas vezes, a matar a criança interior. Como nós eventualmente nos esquecemos dos dias felizes e inocentes, só porque o tempo passa e a idade chega. Como esse processo tão natural pode ser tão triste e assustador.


Querendo ou não, o tempo passa e as coisas mudam. E esse contraste entre nostalgia e tristeza é tão forte, que você eventualmente pensa nas coisas que também esqueceu, nas mudanças ao seu redor que talvez nem tenha percebido.


Sim, o tempo passa, nós crescemos.

Mas, sempre carregamos esses momentos em nós. Porque essas crianças "não são necessariamente a melhor parte de você, mas já foram o depósito de tudo que você poderia se tornar."


 

E aí, gostou da resenha de It - A Coisa, do autor Stephen King?

Livro IT A Coisa na Amazon

Bem, essa foi minha resenha. Um tanto reflexiva, diga-se de passagem, porém sincera.

Não esperava mais da metade dos acontecimentos do livro, especialmente por ver o filme de 2017 primeiro. A leitura é bem mais profunda e subjetiva do que as cenas em tela, mas isso não é despeito com o esforço do diretor e sua equipe, mas, sim, mérito do Stephen King que tanto enriqueceu sua obra!


Esse foi também o meu primeiro livro do autor e, honestamente, estou curiosa para ler mais de suas obras e me aventurar nas suas palavras tão bem escritas e imersivas.


Comente qual deve ser o próximo livro do Stephen King que devo ler

Gostaria de ver suas indicações!



Aliás, você sabia que quem me acompanha tem desconto na loja da Café e Leitura?


Se você é fã das obras do King, clique no banner abaixo e aproveite 10% de desconto nesse e outros livros do autor! Não esquece de colocar o meu cupom quando for finalizar a compra, tá?


Cupom de desconto na loja Café e Leitura

Compartilha essa resenha com os fãs do Stephen King


Se possível, deixa um coraçãozinho no post também para me ajudar! ♥


Tenho certeza que irá gostar.


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


Oi, bem-vindos ao meu blog ♥

Quero te apresentar histórias incríveis e expor um pouco sobre meus surtos literários, então se gosta do universo dos livros, esse é seu lugar.

Os meus gêneros preferidos são: romance, fantasia e  suspense, mas você encontrará de tudo um pouco por aqui ...

E se tiver uma sugestão, saiba que ficarei muito feliz em ouvi-la! ♥

Sobre Bela Calli
Bela Calli
  • Amazon
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • TikTok

Posts mais recentes

Emory: Alvorecer I. C. Capriolli

Gêneros

Tags Populares

Resenhas de Publicidade

Instagram

♥ Ajude o blog ♥

Se você gosta do meu trabalho e quer me ajudar de alguma forma, ficarei muito, muito grata! ♥

QR CODE DOAÇÃO

Você pode doar qualquer valor, ou contribuir com a compra dos livros...

E até comprando através do meu link!

Blog afiliado da Amazon
Blog afiliado da Shopee
Divulgue seu livro aqui
Cupom de desconto para livros
I. C. CAPRIOLLI obras literárias
Livros divulgados com publicidade paga
Blog Bela Calli

Graduanda em Letras de Língua Portuguesa e Inglesa, escritora, revisora e leitora assídua, criei meu Instagram Literário em fevereiro de 2022 para compartilhar meus surtos e experiências literárias. Decidida a trabalhar com o que mais gosta, criei também este blog para profissionalizar ainda mais as resenhas e trazer visibilidade para a literatura nacional! ♥

BLOG

PARA O AUTOR

PARA O LEITOR

Bela Calli © 2022

bottom of page