Resenha | A Seleção
Pois é... meu momento chegou!
Após muito tempo de espera, eu finalmente comprei e li A Seleção!...
(E entendi o motivo desse livro ser o queridinho de muitos)
Mas, antes de começarmos a resenha, quero apresentar um pouco do livro para àqueles que não conhecem a obra:
A Seleção é o primeiro livro da série escrita pela autora Kiera Cass, publicada no Brasil pela editora Seguinte em 2012! As 368 páginas de ficção e romance é uma ótima pedida para o público infanto-juvenil (a partir dos 12 anos).
![Sinopse do livro A Seleção: Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe - e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar.](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_679c0d2fb28446318897c4469f51fd20~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a2b207_679c0d2fb28446318897c4469f51fd20~mv2.png)
E se você já leu os livros, ama de paixão e, assim como eu, quer muito a coleção,
Pois bem, vamos lá então?
Arruma o vestido, ajeita a coroa e vem comigo:
![Livro A Seleção da autora Kiera Cass](https://static.wixstatic.com/media/a2b207_ad354f5822aa4e79b9723fffc9ae7021~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1225,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/a2b207_ad354f5822aa4e79b9723fffc9ae7021~mv2.jpg)
"300 páginas para se devorar rapidinho..."
A Seleção é um livro de ficção juvenil e, como eu já imaginava, é uma leitura voltada para o público mais jovem. Mas, isso não é uma negativa!... Ele é tão leve e agradável que li praticamente em um dia (foram 320 páginas!), e deixei o restinho para terminar após absorver bem o conteúdo e pensar no que eu escreveria na resenha.
A protagonista — e narradora, aliás — é uma adolescente apaixonada. Ela acredita que o amor é a arma mais forte e o escudo mais resistente. Como ela mesma disse: "Não queria ser a princesa de Illéa. Queria ser a princesa de Aspen".
America é quase um retrato do meu 'eu' antigo, aquela de quatorze a dezesseis anos que pensava que o mundo não era páreo para o amor verdadeiro. Bateu uma certa nostalgia e, de certo modo, tristeza... tristeza porque eu percebi como nós mudamos e amadurecemos com o passar dos anos, criando talvez um ceticismo..., uma visão mais dura e realista do mundo.
O choque de realidade que recaiu sobre America é o mesmo que ocorre com todos nós gradativamente. Ela percebeu cedo que "amor não enche a barriga", especialmente em uma sociedade dividida por castas que não só servem como indicativo de pobreza, mas limita o futuro das pessoas e dita o que elas devem ser.
Do outro lado, quase como uma moeda oposta, temos Maxon que sabe bem pouco do seu próprio reino. Não o culpo, essa é uma realidade que dificilmente seria vista por alguém que cresceu na casta mais alta, num castelo grandioso, comendo bem e vestindo roupas confortáveis. Temos também a família real que certamente esconde segredos de seu povo. Um país consideravelmente recente, erguido após guerras mundiais, que segue alvo de rebeliões e ataques. Um governo que transforma um assunto tão sério quanto a esposa do futuro governante em um espetáculo.
"Por acaso, alguma delas tinha a força necessária para ser uma rainha?" Pois é, eu também me questionava. Será que alguma daquelas garotas tinha noção de que, ao serem escolhidas por Maxon, o príncipe de Íllea, elas seriam rainhas?... Não atrizes, apresentadoras, modelos ou decorações de estantes... Rainhas!
... É, provavelmente não.
O triângulo amoroso que fica óbvio nas primeiras páginas do livro (e nem considero como spoiler, considerando que seu namoro secreto foi citado na sinopse) não é forçado, pois, o livro toma seu ritmo.
No entanto, confesso que me incomodei com a indecisão e atitude da protagonista em algumas cenas (afinal, não sou muito fã de triângulos amorosos, mas isso é simples gosto pessoal). Em suma, America fica dividida entre seu primeiro amor — que até pouco tempo acreditava ser invencível — e o afeto que, no fundo, sabe que será seu amor futuro.
Como será os próximos livros? Ainda não consigo prever..., mas, provavelmente devorarei tudo num único dia, porque agora restam apenas seis garotas.
Você já adquiriu o seu exemplar de A Seleção?
Confesso que, quando decidi iniciar a leitura, estava receosa por causa da minha idade. Com vinte e três anos, é inevitável que sua visão sobre certas coisas mudem. No começo, só conseguia pensar em como "amor realmente não enche a barriga" e foi algo que marcou muito minhas impressões acerca da leitura. Felizmente, não prejudicou nem um pouco a leitura.
Na verdade, acredito que a razão pela qual gostei tanto foi justamente por ler já na maturidade.
Me trouxe um quentinho no coração, sabe? Uma nostalgia gostosa de inocência... algo que não aconteceria se tivesse lido com meus dezesseis anos.
Sei que demorei (acredite, esse meu exemplar é a 56.º reimpressão), mas não estou arrependida pela espera. Acredito fielmente na teoria de que tudo acontece quando tem que acontecer — e nesse caso também.
Então se você quer ler esse livro, mas está com receio pelos mesmos motivos... se joga!
Você nunca será velho demais para ler algo. Lembre-se disso!
E para te dar aquele empurrãozinho que você precisa, ofereço o meu cupom de 10% de desconto na loja da Café e Leitura para você comprar os livros de A Seleção ♥
Compre os livros que faltam na sua coleção na Café e Leitura!
É só clicar no banner ali debaixo e colocar o cupom quando for finalizar a compra.
E o próximo livro, A Elite?
Bem, esse ainda está na lista para leituras futuras! Provavelmente não demorará até que a resenha apareça aqui no blog, então acompanhe por aqui e nas redes sociais também!
댓글